Director de Informação Estrategica (m/f)

Esta vaga já expirou

Entidade:

EGPAF

Expira:

2022-03-02

Local:

Maputo

Director de Informação Estrategica (m/f)

A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) tem a missão de criar um mundo onde nenhuma mãe, criança ou família sejam devastadas pelo HIV e pela SIDA, e nós estamos causando um impacto positivo na vida das pessoas. Somos líderes comprovados na luta global para erradicar o HIV e a SIDA, e defensores de que todas as crianças vivam uma vida plena e saudável até a idade adulta. Por mais de 30 anos, a EGPAF tem sido líder no atendimento de necessidades urgentes em HIV e SIDA pediátricos nas regiões mais afectadas do mundo. Realizamos nossos valores de paixão, inovação, trabalho em equipa, liderança, integridade, excelência e equidade todos os dias, maximizando nosso impacto nas comunidades que servimos. Junte-se a nós em nossa luta por uma geração sem SIDA.

Título: Director de Informação Estratégica

Departamento: Informação Estratégica

Localização: Maputo, Mozambique

Reporta-se a: Director Nacional

Subordinados directos: Assessores de Informação estratégica, Estaticista, Assessor de Informática, Analista de programa e Gestores provinciais de informação estratégica

Prazo para submissão de candidatura: 02 Março 2022

Como você lutará por uma geração sem SIDA?

O Director de Informação Estratégica (SI) actua sob a liderança do Director Nacional. Suas principais responsabilidades incluem organizar e coordenar o desenvolvimento da colecta de dados e sistemas de gestão, fazer a colecta de dados, armazenamento, análise, interpretação, uso e elaboração de relatórios para as partes interessadas a todos os níveis. O Director de SI lidera uma equipa dinâmica de trabalhadores de SI operando em vários níveis do programa da EGPAF-Moçambique. A equipa de SI avalia e relata os produtos, efeitos e resultados da vida do programa, mantém dados sobre o progresso, eficácia e lições aprendidas do programa e produz relatórios de dados para doadores e para o Governo. O objectivo geral é fornecer aos tomadores de decisão informações precisas, relevantes e úteis de maneira consistente, oportuna e econômica. O Director de SI fornecerá liderança técnica e orientação na área de monitoria e avaliação (M&A) dos projectos e programas da Fundação em Moçambique, trabalhando em estreita colaboração com os líderes das equipas das outras Direcções, tais como Serviços Clínicos, Pesquisa e Operações a nível nacional e com a sede nos EUA. O Director de SI trabalhará no sentido de envidar esforços coordenados e eficientes para melhorar continuamente o sistema de M&A da Fundação; fornecerá orientação estratégica geral para a equipa de SI e contribuirá para a identificação de abordagens programáticas que fortalecerão o Programa do País. O Director de SI também trabalhará em estreita colaboração com o Assessor Nacional Técnico para Melhoria de Qualidade, bem como as equipas de apoio baseadas na EGPAF Global (Washington DC), incluindo o departamento de SI&E Global para promover uma liderança da Direcção nos mais elevados padrões de qualidade para o programa da Fundação.

Não há dois dias iguais na EGPAF, mas o que você pode esperar como responsabilidades?

  1. Liderança, Gestão e Supervisão
  • Supervisionar as actividades financeiras e administrativas, incluindo a realização de avaliações da equipa, revisão e aprovação de solicitações financeiras e administrativas incluindo gestão de responsabilidades/prestação de contas dos membros da equipa
  • Supervisionar a equipa de M&A e garantir que esta atenda às necessidades do programa
  • Fornecer supervisão aos trabalhadores de M&A em todos os projectos e programas da EGPAF Moçambique na colecta de dados, limpeza, análise, uso e elaboração de relatórios, e o fornecimento de feedback construtivo (para Sub-recipientes, trabalhadores da EGPAF e outras partes interessadas)
  • Servir como membro da equipa de liderança sênior (SMT) para o Programa do País, que é responsável pela formulação de políticas, garantindo a mobilização de recursos, desempenho e eficiência do programa bem como assegurar a responsabilização da equipa
  • Contribuir para o desenvolvimento de planos de trabalho e orçamentos de projectos e programas
  • Apoiar o desenvolvimento de novos projectos através da identificação de estratégias de programação baseadas em evidências, fornecendo dados e desenvolvendo componentes de M&A para novas propostas
  1. Monitoria
  • Liderar e supervisionar a implementação dos padrões mínimos de informações estratégicas da EGPAF em todo o programa e projectos, incluindo a implementação de um Plano de M&A robusto que contenha ferramentas que colectam dados para monitoria, avaliação e elaboração de relatórios para o programa
  • Ajudar a identificar as principais questões de desempenho e indicadores para monitorar o progresso do projecto e produzir relatórios de desempenho
  • Prestar supervisão técnica geral para a equipa de M&A, governo local e sub-recipientes (quando aplicável) na planificação estratégica e monitoria e avaliação das actividades do programa
  • Desenvolver melhorias contínuas do plano de monitoria de desempenho do programa com metas realistas e prioritárias baseadas em população/hotspots e em consonância com as políticas, indicadores e metas desenhadas pelos financiadores e/ou pelo Ministério da Saúde
  • Aconselhar a equipa de gestão sênior da EGPAF (SMT) sobre indicações de progresso, ou desafios de desempenho; bem como sobre a relevância, eficiência, eficácia, impacto e sustentabilidade de programas e eventos, e seu impacto nos objectivos estratégicos da EGPAF
  • Desenvolver capacidade e perícia técnica do pessoal de Informação Estratégica, sub-recipientes e parceiros locais para realizar actividades de M&A e usar dados para informar a gestão do programa e informar a tomada de decisão eficaz
  • Promover a planificação baseada em evidências e a tomada de decisões por meio da derivação e utilização de informações quantitativas e qualitativas de saúde pública, bem como do sistema de informações de gestão de saúde
  • Aconselhar e treinar trabalhadores para realizar suas tarefas de M&A adequadas que incluem, mas não estão limitadas ao fortalecimento de HMIS, análise e uso de dados, prioridades para esforços locais de controlo da SIDA (PLACE), AJUDA, melhoria do desempenho das Unidades Sanitárias através do uso do sistema de monitoria (SIMS), mitigação ambiental e monitoria (EMM), auditorias de qualidade de dados (DQAs) e melhoria contínua da qualidade de dados (CDQI)
  • Servir como ponto focal para M&A interna e externa e estabelecer contacto estreito com os líderes das equipas das outras Direcções técnicas, e contribuir com aspectos de ordem estratégica do programa para garantir a consistência na abordagem de M&A
  • Garantir que relatórios de dados de alta frequência, trimestrais e anuais sejam produzidos em tempo útil para apresentação aos financiadores, Ministério da Saúde e outras partes interessadas, incluindo solicitações ad hoc de CDC, Ministério da Saúde e partes interessadas
  • Fornecer liderança técnica geral e supervisão na institucionalização e uso sustentável dos dados rotineiros e não rotineiros nos projectos e no programa
  • Fornecer liderança técnica geral e supervisão no desenvolvimento e manutenção de soluções de colecta, armazenamento, gestão, visualização e uso de dados baseados em tecnologia para melhorar a qualidade dos dados e a sua utilização pela equipa do programa para gestão e implementação dos projectos
  • Garantir que a equipa técnica do projecto e os Governos distritais locais relevantes, e sub-recipientes, recebam dados oportunos, precisos e confiáveis ​​ gerados através do sistema de M&A do projecto em forte parceria com a Direcção Técnica, incluindo acompanhamento de indicadores programáticos, análise e interpretação de dados para informar a implementação do programa.
  1. Apoio técnico ao Programa de Serviços de Saúde
  • Trabalhar com o Director Técnico na compilação de relatórios do projectos para os doadores
  • Trabalhar com o Director Técnico na compilação de relatórios de projectos para a Sede (Washington)
  • Supervisionar e garantir a implementação de serviços de M&A de qualidade em todas as áreas do programa bem como em Unidades Sanitárias Prioritárias e comunidades previamente designadas
  • Garantir a disponibilidade de dados de alta qualidade em todas as áreas do programa, projectos e indicadores
  • Desenvolver sistemas de M&A inovadores para garantir a disponibilidade de dados granulares e de alta qualidade em todas as áreas do programa, projectos e indicadores
  • Conduzir visitas regulares aos sites (Unidades Sanitárias) para supervisionar o apoio fornecido pela equipa de M&A e abordar quaisquer lacunas identificadas
  • Participar de reuniões de revisão regionais e nacionais; e fornecer assistência técnica para fortalecer as áreas de programas frágeis identificadas
  • Participar na melhoria do desempenho das Unidades Sanitárias através do uso do sistema de visitas de monitoria (SIMS) e trabalhar com as equipas relevantes para garantir que as acções correctivas sejam desenvolvidas conforme necessário
  • Fortalecer os vínculos entre o programa de rotina e os dados de pesquisa
  • Fornecer apoio ao pessoal do programa na documentação das lições aprendidas e melhores práticas
  • Desenhar, implementar e supervisionar actividades aprimoradas de monitoria, avaliação e documentação do programa
  • Desenvolver e aprimorar sistemas para fornecer feedback de dados de M&A de rotina para parceiros de implementação e outras partes interessadas
  • Certificar-se de que os dados do programa estejam completos e actualizados e os cronogramas de colecta de dados e relatórios sejam respeitados
  • Coordenar a compilação de relatórios de dados e entrada de dados em todos os relatórios do programa
  • Acompanhar o progresso de cada uma das Unidades Sanitárias de intervenção por meio da revisão de relatórios de progresso e visitas ao local
  • Gerir todas as actividades relacionadas a banco de dados da Fundação de modo a garantir boa gestão e partilha de dados do programa.
  1. Melhoria de Qualidade (MQ)
  • Contribuir para a integração da MQ em todas actividades de implementação do programa
  • Apoiar a documentação de mudanças de melhoria de qualidade, de iniciativas de melhoria de qualidade e de boas práticas de acordo com a visão da equipa de Informação Estratégica
  • Contribuir para o desenvolvimento de conhecimento especializado nos instrumentos de melhoria de qualidade
  • Coordenar a colecta, agregação e análise de dados qualitativos e quantitativos de MQ do projecto para fins de relatório e uso posterior para garantir a disseminação e integração das lições aprendidas para as Unidades Sanitárias em relação a Informação Estratégica
  1. Operations research & evaluation
  • Collaborate with the Research Directorate and EGPAF global research team in providing routine program data and collecting primary data for public health evaluations
  • Colaborar com a Direcção de Pesquisa e equipas de apoio baseadas na EGPAF / Washington DC para fornecer treinamento e orientação à equipa do programa do país na concepção, condução e análise de avaliações de saúde pública para avançar com os objectivos do programa, conhecimento e aprendizagem contínua
  • Colaborar com a Direcção de Pesquisa e a equipa global de pesquisa da EGPAF no fornecimento de dados de rotina do programa e na colecta de dados primários para avaliações de saúde pública

Para ter sucesso, o candidato deverá possuir:

  • O mínimo de um diploma de mestrado em saúde pública, estatística, estatísticas demográficas/populacionais, epidemiologia ou bioestatística
  • Mínimo de 5 anos em nível de liderança sênior de M&A
  • Experiência em M&A de projectos e programas de saúde pública na componente técnica; incluindo vários anos com projectos financiados pelo Governo Americano
  • Habilidades aplicadas demonstradas em métodos de M&A e uso de dados para projectos/programas de fortalecimento de sistemas, incluindo habilidades para adaptar as abordagens de colecta de dados às necessidades, interesses e capacidades locais
  • Experiência prática de trabalho com sistemas de gestão de dados de projectos financiados pelo Governo Americano na área de saúde, incluindo submissão de dados usando a plataforma DATIM e elaboração de narrativas de dados
  • Capacidade demonstrada para fornecer liderança ao trabalhar com outros especialistas técnicos em M&A, da Direcção Técnica, MQ, Operações e Pesquisa
  • Experiência prática em trabalhar com os sistemas nacionais de informação de saúde do Governo de Moçambique a nível distrital, provincial e nacional e manutenção de bases de dados electrónicas, incluindo OpenMRS e DHIS
  • Capacidade de transmitir resultados de M&A para partes interessadas não técnicas e gerar interesse no uso de dados/resultados de M&A para melhorias programáticas contínuas
  • Conhecimento das normativas de proteção de seres humanos e de aspectos éticos na colecta e gestão de dados para garantir a conformidade com todos os requisitos locais e internacionais de avaliações envolvendo seres humanos
  • Excelentes habilidades de análise de dados e capacidade de pensar de forma concisa, crítica, estratégica bem como transmitir dados e informações para o público leigo poder melhor entender e usar devidamente as informações de dados estratégicos
  • Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em inglês, incluindo a capacidade de preparar e fazer apresentações formais sobre programas e resultados em fóruns internos e externos
  • Bons conhecimentos de trabalho dos principais programas analíticos e bases/bancos de dados, incluindo MS Access, MS Excel, STATA, SPSS e GIS
  • Fortes habilidades de treinamento e capacitação para M&A, habilidades técnicas e sociais, formação de equipas e gestão de desempenho
  • Excelentes habilidades de relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, supervisão, comunicação, mentoriacoaching e networking
  • Disponibilidade para trabalhar e viajar em contextos rurais em Moçambique

Pontos de bônus/mais valias se o candidato possuir:

  • Experiência em posições similares
  • Experiência de trabalho com o PEPFAR/Governo Americano em programas de saúde
  • Disponibilidade para viajar constantemente pelo país


Nada nesta descrição de tarefas restringe o direito da Direcção de atribuir ou reatribuir deveres e responsabilidades a esta posição a qualquer momento.

Como uma organização global, multinacional e multicultural, a EGPAF acredita que a diversidade no local de trabalho enriquece o nosso trabalho e aumenta o nosso impacto e eficácia. Acreditamos que os trabalhadores têm o direito de trabalhar num ambiente de respeito mútuo e integridade que promova a dignidade e o respeito por todas e todos e que lhes permita atingir seu pleno potencial. A Fundação está empenhada em promover a diversidade, equidade, inclusão e sentimento de pertença (DEI&B), e encorajamos fortemente aqueles com as seguintes identidades a se candidatarem: BIPOC (negros, indígenas e outras pessoas de cor), mulheres e não binários, LGBT + (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), indivíduos com deficiência e outros membros de grupos historicamente sub-representados.

A EGPAF é um empregador de oportunidades iguais e oferece oportunidades idênticas a todos os trabalhadores e candidatos a emprego, independentemente de raça/etnia, cor, religião, sexo (incluindo gravidez, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual), nacionalidade, idade, deficiência ou genética. Além dos requisitos da legislação do país, a EGPAF cumpre as leis dos EUA que regem a não discriminação no emprego em todos os locais onde a Fundação possui escritórios. A Fundação não cobra taxas em nenhuma fase do processo de recrutamento. Caso seja solicitado a pagar uma taxa em qualquer estágio do recrutamento, entre em contato com  fraud@pedaids.org



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