Gestor Provincial de Informacao Estrategica

Esta vaga já expirou

Entidade:

ICAP

Expira:

25-10-2023

Local:

Nampula

Gestor Provincial de Informacao Estrategica

O ICAP-Moçambique, uma Organização não-governamental que apoia a implementação do Plano Estratégico Nacional para o combate às ITS/HIV/SIDA em Moçambique em parceria com o Ministério da Saúde, pretende recrutar 1 (um) profissionais para ocupar a posição de Gestor Provincial de Informação Estratégica.

Local: Nampula

Resumo da Posição

Gestor Provincial de Informação Estratégica apoia na expansão e implementação do sistema de M&A desenvolvido pelo ICAP – Moçambique na província de Nampula nas áreas programáticas do projecto, de forma a prover dados seguros e confiáveis relacionados com a eficiência e qualidade das actividades. O enfoque será dado na coordenação e gestão de RH para área de M&A (Assessores de M&A, Pontos Focais Regionais de M&A, Assistentes de dados e coordenação administrativa da área de SIS provincial), área logística e financeira para todos aspectos ligados a área de SI provincial, na gestão de bases de dados, análise e disseminação da informação, condução de avaliações da qualidade de dados, apoio nas avaliações e pesquisas programáticas e coordenação interinstitucional na área de SI.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

FUNÇÕES GERAIS

  • Garantir a implementação ao nível provincial do EPMP, assegurando a implementação do plano de acordo com os cronogramas.
  • Coordenar e supervisionar as atividades dos Assessores de M&A, Pontos Focais de M&A, Assistentes de Dados.
  • Gerir e coordenar os aspectos logísticos do funcionamento da equipe do SI incluindo (disponibilidade de transporte, material informático, e outros insumos necessários para o pleno funcionamento das Bases de dados).
  • Coordenar a gestão do uso da base de dados de nível de paciente (OpenMRS e I-Dart) e em coordenação com o SIS garante a implementação da interoperabilidade e a implementação de diversos sistemas ao nível provincial.
  • Assegurar que o processo de colecta de dados e reporte dos indicadores mensais ou trimestrais para CDC, decorra sem sobressaltos em todas US apoiadas e que os dados são reportados atempadamente com a qualidade esperada em todos níveis.
  • Apoiar na condução de avaliações de qualidade de dados usando as diversas técnicas, incluindo o apoio na implementação de diversas pesquisas apoiadas ou conduzidas pelo ICAP ao nível da província para todos aspectos ligados a M&A.
  • Garantir a digitação completa de todas bases de dados ao nível das Unidades Sanitárias apoiadas pelo ICAP incluindo a manutenção dos mesmos com apoio do SIS/IT, garantir actualização periódica e harmonização de releases em todas bases de dados.

RECURSOS HUMANOS

  • Capacitar os Pontos Focais Regionais de M&A para dar apoio técnico eficiente às Unidades Sanitárias (US) e SDSMAS.
  • Desenvolver planos de treinamento e mentoria em M&A, ferramentas para os pontos focais das US incluindo os Assistentes de Dados;
  • Supervisionar o desempenho dos Assessores de M&A, Oficiais Provinciais de SIS, Pontos Focais Regionais de M&A e o dos Assistentes de dados das Unidades Sanitárias no cumprimento das suas tarefas.
  • Liderar o processo de avaliação de desempenho e seguimento dos time-sheets do SIS, Assessores de M&A, Pontos Focais de M&A e Assistentes de Dados.
  • Realizar visitas de supervisão e apoio técnico aos níveis distrital e de US com o objectivo de apoiar os Pontos Focais de M&A e Assistentes de Dados e assegurar comunicação contínua na área de SI.
  • Gerir os pedidos de Licença, ausências e outras necessidades do RH sob sua responsabilidade e garantir atempadamente o plano de substituição para as actividades continuem a serem desenvolvidas em todos níveis.
  • Elaborar o plano anual de férias de toda equipe de SI e garantir a efectivação do mesmo durante o COP sem prejudicar o decurso normal das actividades da área de SI.

ANÁLISE E GESTÃO DE DADOS

  • Coordenar com o SIS para assegurar que o sistema esta devidamente configurado para entrada e uso de dados, incluindo a sincronização com outros sistemas de informação, como o iDART, Disa-link etc.
  • Coordenar com o SIS a gestão da funcionalidade e uso do servidor do OpenMRS no SPS.
  • Liderar a realização dos procedimentos sistemáticos de AQD quer agregados assim como de dados individuais [SESP].
  • Garantir a condução de exercícios periódicos de triangulação de dados e de limpeza de arquivos e de processos clínicos ao nível de todas Unidades Sanitárias AJUDA incluindo Penitenciárias de apoiadas pelo ICAP.
  • Coordenar as actividades de relatórios mensais de desempenho dos ADs, data statistic e envio de retroinformação do desempenho dos PF Regionais de M&A e Assistentes de Dados.;
  • Zelar pelo cumprimento dos prazos estabelecidos para os envios todos relatórios solicitados internamente ou pelo nível central incluindo e outras ferramentas de gestão.
  • Proceder à compilação e tratamento de dados e assegurar o seu envio atempado ao nível hierárquico superior.
  • Promover e apoiar actividades de disseminação e análise da informação no nível distrital e provincial do ICAP.
  • Coordenar a recolha, envio e retro informação das informações dos relatórios não-MER dos sítios apoiados pelo ICAP até ao nível provincial;
  • Apoiar a preparação dos relatórios de actividades semanais/mensais/trimestrais para monitorar as actividades que são reportadas fora do guião-MER do CDC;
  • Assegurar junto dos Assessores de M&A a revisão, reporte de erros de dashboards e favoritos no SICAP 2 e Agregado, formulários de entrada de dados e incutir o uso das plataformas como SICAP e PBI junto dos PF clinicos, PF de M&A,RTI e equipe clinica provincial do ICAP.
  • Organizar e armazenar todos os arquivos, registos manual e electrónico dos relatórios e/ou base de dados provenientes das unidades sanitárias/satélites em um local seguro;
  • Coordenar as acções definidas no âmbito do plano de apoio ao distrito junto das Direcções Distritais e Provincial e manter a coordenação na área de SI com outras organizações que actuam na província de Nampula.

LOGÍSTICA E PLANIFICAÇÃO

  • Elaborar levantamentos de necessidades de Material de M&A nas Unidades Sanitárias incluindo ao nível da província.
  • Assegurar o seguimento de todos pedidos de stocks de material de M&A e partilhar os planos de distribuição de material a logística.
  • Trabalhar periodicamente no armazém de modo a ter a actualização do inventário de todo material de M&A e assegurar o envio das necessidades das US`s.
  • Garantir o seguimento dos planos de aquisição/compra do material de M&A até a fase da recepção e distribuição do material.
  • Elaborar o orçamento mensal da área de SI e ajustar sempre que necessário.
  • Garantir o seguimento de todas requisições de viagem de toda equipe SI provincial em coordenação com a equipe de finanças e logística.
  • Garantir a planificação conjunta de actividades junto da equipe M&A da DPS e ou SPS relativamente as actividades de apoio técnico e elaboração conjunta de avaliações de qualidade de dados.
  • Elaborar e ou actualizar o plano semanal de transporte para toda equipe de SI e partilhar com a área de transporte.
  • Elaborar os planos semanais, mensais e trimestrais da área de SI e garantir o seguimento efectivo do planificado e partilhar o ponto de situação do cumprimento dos planos.

HABILITAÇỖES LITERÁRIAS:

  • Formação profissional com grau universitário em áreas relacionadas com saúde pública, epidemiologia, estatística, informática ou ciências sociais.

EXPERIÊNCIA, HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS:

  • Experiência mínima de trabalho de 5 anos implementação em monitoria e/ou avaliação de programas/indicadores do programa de HIV.
  • Experiência de trabalho com sistemas de M&A para projectos de PEPFAR, incluindo relatórios e indicadores de PEPFAR em Moçambique.
  • Experiência em monitoria no desenho e uso de ferramentas de avaliação da qualidade de dados – DQAs – Experiência em análise de dados e produção de relatórios.
  • Domínio do OpenMRS e do dhis2 na óptica de usuário analista.
  • Fortes habilidades de gestão de dados e de pessoal (experiência em gestão de equipe será uma vantagem).
  • Capacidade de usar programas de software de computador, incluindo MS Excel, Word e PowerPoint.
  • Conhecimento e experiência prática em pesquisa relacionada à saúde e requisitos éticos associados.
  • Conhecimento e experiência em sistemas de gestão de informações em saúde e manutenção de banco de dados.
  • Ampla experiência em supervisionar pessoal com uma capacidade demonstrada para motivar o pessoal e construir equipas eficazes.
  • Excelente experiência na construção de equipas e capacitação no local de trabalho.
  • Orientado para o campo e confortável com uma abordagem de equipa para a implementação do programa e capaz de gerir várias actividades principais simultaneamente.
  • Capacidade de construir fortes relações de trabalho com funcionários do governo, doadores internacionais e pessoal técnico e administrativo, com experiência direta em Moçambique. –
  • Experiência comprovada em trabalho com o doador (governo Americano) e agências técnicas (por exemplo, CDC).

REQUISITOS DE VIAGEM

  • Viagens frequentes às unidades sanitárias serão necessárias ou fora da província de Nampula caso necessário.

Os interessados devem submeter as suas candidaturas até ao dia 25 de Outubro de 2023.

Forma de Candidatura:

Intruções de candidatura não definidas, Reportar erro para:info@rebus.co.mz ou ligue para: (+258) 87 029 1910

Forma de Candidatura:



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