Oficial de Compliance

Esta vaga já expirou

Entidade:

AMASI

Expira:

31-12-2023

Local:

Nampula

Oficial de Compliance

A AMASI é uma ONG moçambicana com sede na cidade de Nampula e escritórios em Monapo, Eráti e Moma (Nampula), Pemba, Metuge, Ancuabe e Chiúre (Cabo Delgado). Criada em 1996, a AMASI tem ampla experiência em projetos de água e saneamento e HIV, incluindo crianças órfãs e vulneráveis (COVs) e “Determinadas, Resilientes, Empoderadas, Livres de Sida, Mentoradas e Seguras” (DREAMS) para raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ).

A AMASI está a recrutar candidatos qualificados para o projecto USAID FILOVC AMASI com uma duração de 5 anos (2022-2027). O projecto é liderado pela AMASI nas Províncias de Nampula e Cabo Delgado, com a FHI 360 como parceiro de assistência técnica e Ovarelelana como parceiro local de implementação.

Resumo do Cargo:

O/a Oficial de conformidade irá fornecer uma gama completa de auditorias financeiras de conformidade e operacionais, para as operações da AMASI. O cargo é desempenhado no âmbito das políticas incluídas na AMASI, os regulamentos administrativos contidos nos acordos de subvenções e contratos da AMASI. O Oficial de Conformidade desenvolverá um plano de trabalho para o ano fiscal que será aprovado pelo supervisor direto. Espera-se também que ele/ela obtenha informações da direção no desenvolvimento do plano de trabalho do ano fiscal.

Funções essenciais do trabalho: Deveres e responsabilidades:

  • Desenvolvimento de políticas: Desenvolver e atualizar políticas e procedimentos de conformidade para refletir as alterações nos regulamentos e as melhores práticas da indústria. Comunique essas políticas aos funcionários e partes interessadas.
  • Formação e educação: Realizar sessões de formação e programas educacionais para aumentar a consciencialização e a compreensão das questões de conformidade entre os funcionários. Promover uma cultura de conformidade em toda a organização;
  • Efetuar regularmente análises de conformidade e avaliações de risco para garantir a eficácia e a eficiência das operações, a conformidade com as políticas, os procedimentos, as leis estatutáriasm e as melhores práticas do sector; e fornecer recomendações e conselhos sobre a melhoria dos sistemas e procedimentos da AMASI;
  • Trabalhar com a Direção da AMASI, a Diretora do Projeto, o Gestor de Administração e Finanças e outros funcionários superiores da AMASI para garantir que os processos e sistemas de controlo interno são adequados para minimizar os riscos;
  • Através de assistência técnica e controlo pontual, verificar se os programas cumprem as regras e regulamentos do doador, as pollticas organizacionais aplicáveis e as leis pertinentes dos EUA e do pals anfitrião;
  • Relatórios e documentação: Manter registos precisos das atividades de conformidade, violações e esforços de correção. Preparar relatórios regulares para a gestão sénior e para as autoridades reguladoras, conforme necessário.
  • Investigações: Investigar relatórios de violações de conformidade, comportamento antiético ou má conduta. Colaborar com outros departamentos para realizar investigações completas e imparciais e recomendar ações corretivas adequadas.
  • Auditorias e monitorização: Efetuar auditorias e avaliações de conformidade para avaliar a eficácia dos programas de conformidade existentes. Implementar sistemas de monitorização para detetar e prevenir violações de conformidade.
  • Padrões éticos: Promover uma cultura ética forte dentro da organização, fomentando o comportamento ético, a integridade e a transparência.
  • Realizar e documentar visitas de monitorização aos sub-beneficiários; e trabalhar com a gestão sénior e os sub-beneficiários para implementar melhorias, se necessário;
  • Determinar os riscos estratégicos da AMASI e fazer recomendações sobre como estes devem ser geridos;
  • Minimizar a fraude através de uma monitorização ativa e de uma análise atenta das práticas e procedimentos e participar no desenvolvimento de novas iniciativas de controlo interno;
  • Advogar junto a equipe de trabalho e as comunidades a inclusão e equidade de género nas atividades realizadas por forma que seja inclusiva e competitiva;
  • Estar ciente das exigências da proteção à criança e ter um compromisso de acordo com a polltica de proteção à criança da AMASI;
  • Atualizar e informar regularmente sobre o estado de implementação das recomendações de auditoria e de conformidade;
  • Liderar/conduzir investigações especiais e projetos anallticos;
  • Elaborar uma lista das melhores práticas para a implementação e melhoria dos controlos internos e orientar e formar o pessoal sobre as melhores práticas;
  • Comunicar imediatamente a Diretora do Projeto, ao Gestor de Administração e Finanças/ou ao Gestor de Recursos Humanos qualquer falta grave ou suspeita de atividades fraudulentas;
  • Quaisquer outros projetos especiais que lhe sejam atribuldos pela Diretora do Projeto ou pela Coordenadora Executiva.
  • Outras tarefas que lhe possam ser incumbidas.

Qualificações exigidas

  • Um mlnimo de 5 anos de experiência profissional em funções de conformidade numa organização não governamental (ONG)
  • Em alternativa, um mlnimo de 5 anos de experiência como auditor numa empresa de auditoria com experiência na auditoria de ONG
  • Licenciatura em Contabilidade, Finanças ou Direito.
  • Experiência de trabalho na USAID e noutros projetos financiados por doadores em países em desenvolvimento, numa ONG ou numa entidade relacionada com subvenções
  • Bom conhecimento de auditoria interna, incluindo tendências internacionais e melhores práticas
  • Proficiência comprovada em tecnologias da informação, nomeadamente em técnicas de auditoria assistida por computador, incluindo a capacidade de navegar em sistemas financeiros;
  • Capacidade de apresentar relatórios de alta qualidade com informações eficazes aos quadros superiores e aos gestores do projeto.

Conhecimentos: (funcionais ou técnicos: legislação nacional, finanças, planeamento de programas, normas de saúde pública, redação de propostas, práticas de recursos humanos, etc.)

  • Capacidade de ler, analisar e interpretar relatórios comuns e documentos de acordos;
  • Capacidade de trabalhar com conceitos matemáticos relacionados com a auditoria e a análise fiscal, incluindo informações contabilísticas e orçamentais;
  • Capacidade de raciocínio para definir problemas, recolher dados, estabelecer factos e tirar conclusões válidas;
  • Capacidade de gerir várias atividades importantes em simultâneo;
  • Sensibilidade às diferenças socioculturais da região;
  • Literacia informática, nomeadamente na utilização do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e QBE;
  • Proficiência escrita e falada em inglês e português

Qualificações preferenciais

  • Capacidade de trabalhar num ambiente complexo, com múltiplas tarefas, prazos curtos e grande pressão;
  • Atenção ao pormenor e precisão na gestão, análise e elaboração de relatórios de dados;
  • Cooperativo, competente, trabalhador, flexível e fiável numa situação multicultural e de escritório aberto;
  • Auto-motivado e proactivo com uma atitude positiva em relação ao trabalho;
  • Comunicador eficaz e membro da equipa, incutindo confiança e segurança;
  • Capacidade e vontade de aprender
  • Excelentes capacidades de comunicação, apresentação e redação
  • Capacidade de gerir várias atividades importantes em simultâneo
  • Outras tarefas a ser incumbido.

Data Limite: Será dada prioridade as candidaturas recebidas antes de 31 de Dezembro de 2023. Se não forem encontrados candidatos adequados, a vaga permanecerá aberta até ser preenchida.

Como se candidatar: Envie sua carta de motivação (1 página) e CV (máximo de 3 páginas) e os dados de contacto de três referências profissionais para recrutamento@amasi.org.mz até a data limite.

Intruções de candidatura não definidas, Reportar erro para:info@rebus.co.mz ou ligue para: (+258) 87 029 1910



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